São Paulo terá frota de ônibus movida a etanol

Primeiros coletivos devem circular pelas ruas da capital a partir de maio de 2011A maior cidade do país vai ter frota de ônibus movida a etanol. O acordo entre prefeitura de São Paulo com a indústria foi assinado nesta quinta, dia 25. A partir de maio do ano que vem, os primeiros coletivos já devem estar circulando pelas ruas da capital com o combustível limpo.

Eles estão por todo lado na grande metrópole. Transportam milhões de passageiros diariamente. A frota da cidade de São Paulo é de 15 mil ônibus. Mais de 90% são movidos a óleo diesel, mas esta realidade deve mudar.

Cinquenta veículos novos, abastecidos com etanol, devem entrar em circulação daqui a seis meses. Situação possível depois de um acordo assinado pela prefeitura paulistana, o setor sucroalcooleiro e a indústria que fabrica os coletivos. Eles vão ser fabricados no Brasil. O objetivo é reduzir o impacto ambiental da circulação dos ônibus, responsáveis por 70% da emissão de gás carbônico na cidade.

? O principal é a emissão de gases poluentes com vistas ao aumento da qualidade de vida e aumento de saúde da população. Esse é o foco principal ? disse o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco.
 
Até 2013, cerca de 4,5 mil ônibus movidos a etanol devem estar nas ruas.

? Na medida em que isso for crescendo pode demandar volumes maiores o que faz parte do nosso projeto de crescimento junto com o bioplástico, frota flex. É uma linha que se abre com o
potencial de crescimento do setor ? declarou o presidente da Unica, Marcos Jank.

A tecnologia do ônibus a etanol vinha sendo testada desde 2007. De acordo com a montadora responsável, cada veículo pode reduzir em até 90% as emissões de gás carbônico.