Produtores de soja compensam atraso e plantam 94,1% da área estimada em MT

Agora, trabalhos estão com atraso de apenas 2,8 pontos porcentuais em relação ao mesmo período do ano passadoO ritmo do plantio da soja em Mato Grosso, que começou atrasado em pelo menos 15 dias em virtude da falta de chuvas, atingiu nesta semana 94,1% da área estimada em 6,146 milhões de hectares pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Agora, segundo o levantamento semanal da entidade, os trabalhos estão com atraso de apenas 2,8 pontos porcentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando 96,9% da área estimada na época em 5,945 milhões de hectares já estavam semeadas.

Na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, apesar de ter começado com atraso, o plantio está sendo concluído dentro do período recomendado para o cultivo da oleaginosa. Ele observa que os produtores estão atentos aos riscos inerentes aos anos de influência do La Niña, como chuvas durante a colheita e possibilidade de maior incidência da ferrugem.

Silveira afirma que as consequências do atraso do plantio já mensuradas serão a menor disponibilidade de soja nas primeiras semanas de janeiro e a redução da janela para o plantio do milho, que é cultivado após a colheita da oleaginosa. Pelos cálculos do Imea, a oferta de soja em janeiro de 2011 ficará em 1 milhão de toneladas, volume bem abaixo das 4 milhões de toneladas ofertadas no início da colheita da safra passada.

O levantamento do Imea mostra que o plantio está mais avançado na região do médio-norte, que responde por 40% da área cultivada com soja em Mato Grosso. No médio-norte o plantio atingiu nesta semana 98,1% da área prevista, enquanto em igual período do ano passado já estava praticamente encerrado.

O Sudeste apresenta o maior atraso no plantio, por causa da irregularidade das chuvas no início de novembro. Na região foram plantados 91,8% da área, ritmo 7,3 pontos porcentuais inferior a igual período do ano passado. Em apenas dois municípios toda área de soja já foi semeada: Chapada dos Guimarães (25 mil hectares) e Santo Antônio do Leveger (13 mil hectares). Em Sorriso, maior produtor de soja de Mato Grosso, com 597 mil hectares cultivados nesta safra, o plantio atingiu 99% da área nesta semana.