Jovens agricultores familiares paranaenses apresentam boas práticas em encontro inédito

Objetivo do encontro é proporcionar o intercâmbio das experiências concretasAs boas práticas realizadas pelos jovens no meio rural paranaense serão as principais atrações do 1º Salão Estadual da Juventude Rural do Paraná, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e entidades parceiras a partir da próxima terça, da 30. O evento terá abertura às 19h em Bocaiúva do Sul, no Castelli di Palma (Castelinho).

O encontro reunirá representantes da juventude do campo de todo o Estado, além de lideranças de instituições ligadas à agricultura familiar. As atividades terão continuidade até a quinta, dia 2, às 17h, no mesmo local, com a presença do Secretário do Desenvolvimento Territorial (SDT) do MDA, Humberto Oliveira, na palestra de encerramento.

O objetivo do evento é, além de proporcionar o intercâmbio das experiências concretas, dar oportunidade para que a juventude rural possa conhecer as políticas públicas voltadas à população rural, com planejamento e organização em forma de redes. Os temas a serem abordados no salão serão: educação de jovens do campo (iniciativas e experiências de educação do campo relevantes para o desenvolvimento), inclusão digital, infraestrutura e serviços, acesso à terra e demais meios de produção e de vida e protagonismo juvenil, na família, comunidade, economia, espaços de (re)produção e representação (sindicatos, fóruns e conselhos, partidos políticos e estruturas sociais de cooperação).

De acordo com o delegado do MDA no Paraná, Reni Antonio Denardi, a proposta do 1º Salão Estadual da Juventude Rural do Paraná faz parte da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural, aprovada na 1ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário realizada em Olinda/PE, em junho do ano passado.

? Essa ação contempla um dos compromissos aprovados na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com a participação de 640 delegados de 317 municípios paranaenses. Trata-se de uma importante contribuição para a construção de um projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário no Paraná ? diz Denardi.

O salão é promovido pelo MDA, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf), Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Instituto Emater, Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (Deser), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf).

Serviço 1º SALÃO ESTADUAL DA JUVENTUDE RURAL ? PR
Promoção: MDA, Cedraf, Seab/Emater, Deser, Fetaep e Fetraf
Local: Castelli di Palma (Castelinho), município de Bocaiúva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba
Data: de 30/11 (com abertura às 19h) a 02/12/2010 (com encerramento às 17h).