Importar soja em pó da China sai 30% mais barato do que comprar o produto no Brasil, conta o ex-ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. Situação que preocupa:
? Por aí você vê a distorção da moeda chinesa. Não é só o nosso câmbio, é que a moeda chinesa é uma moeda manipulada e, além disso, os chineses dão muitos subsídios ao comércio.
Os problemas com o câmbio são consensos entre os exportadores. As discussões foram desde juros altos, carga tributária e infraestrutura até a relação da agricultura brasileira com o comércio exterior. Uma das saídas apontadas para diminuir a dependência do mercado internacional é a ampliação da poupança doméstica.
? Nós precisamos que o setor público poupe mais e gaste menos em relação as suas receitas. Com isso, o setor privado tem mais recursos a sua disposição. O país necessita recorrer menos à poupança externa. Nós não precisamos ter uma taxa de câmbio tão apreciada ? disse o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola.
A partir do debate será elaborado um documento com sugestões, que será levado à presidente eleita Dilma Rousseff.
? Quem quer viajar, quer uma situação cambial. Quem quer exportar, quer outra. Quem quer importar, outra. Há o interesse público e internacional. Tudo isso tem que ser bem pensado ? afirmou o procurador da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Odacir Klein.