Estimativa da produção de açúcar na Austrália é reduzida

País deve produzir 3,6 milhões de toneladas nesta temporada, 22% abaixo das 4,6 milhões de toneladas previstas em setembroA estimativa da produção de açúcar bruto da Austrália no ano-safra 2010/11 será novamente reduzida, limitando ainda mais o volume disponível para exportação, disse nesta sexta, dia 3, um participante da indústria familiarizado com situação. O país deve produzir 3,6 milhões de toneladas nesta temporada, 22% abaixo das 4,6 milhões de toneladas previstas em setembro.

Na comparação com 4,5 milhões de toneladas em 2009/10, a produção australiana sofrerá queda de 20%, acrescentou a fonte, que pediu para não ser identificada. A Austrália consumiu 1,3 milhão de toneladas de açúcar bruto em 2009/10, o que sugere que os embarques do produto neste ano comercial cairão para quase 2,3 milhões de toneladas ou menos, ante 3,2 milhões de toneladas estimadas em setembro.

Os preços globais estiveram extremamente voláteis nas últimas semanas em meio a incertezas com relação à oferta dos principais exportadores. A Austrália é o terceiro maior fornecedor de açúcar do mundo, depois de Brasil e Tailândia, abastecendo diversas nações asiáticas.

Fortes chuvas e um começo antecipado da temporada de monções, impacto do fenômeno La Niña, continuam atrasando e interrompendo as atividades de colheita no litoral nordeste da Austrália. Uma quantidade considerável de cana deve ser deixada nas lavouras, limitando a produção local de açúcar. A colheita e a moagem normalmente terminam perto desta época do ano. As informações são da Dow Jones.