OCB anuncia inserção sustentável de cooperativas no mercado de carbono

Protocolo prevê adoção de projetos de desenvolvimento limpo em organizações de pequenos produtoresO presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, anunciou nesta quarta-feira, dia 16, a criação do Programa de Inserção Sustentável das Cooperativas no Mercado de Carbono, com a assinatura de um protocolo de intenções entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), os ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente, o Banco do Brasil e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alime

O protocolo prevê ações para adoção de projetos de desenvolvimento limpo em cooperativas de pequenos produtores. O anúncio foi feito na cerimônia de comemoração do 86º Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado de julho.

Na cerimônia, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que as cooperativas brasileiras estão fazendo a sua parte na preservação do meio ambiente.

? Essas entidades estão dando um grande exemplo com ações desenvolvidas para incentivar a produção sustentável ? ressaltou.

Segundo o presidente da OCB, as cooperativas brasileiras têm iniciativas importantes aliadas à produção sustentável. Ele citou como exemplo as cooperativas de crédito que estão atrelando os programas de financiamento a obrigações ambientais.

Números

De acordo com a OCB, existem cerca de oito mil cooperativas ligadas à entidade, com 7,6 milhões de associados atuando em 13 ramos econômicos. Em todo o mundo, existem, conforme dados da organização, 850 milhões de pessoas ligadas a cooperativas em 186 países.