Apex quer abrir novos mercados para produtos brasileiros em 2011

Resultados foram divulgados nesta segunda em BrasíliaAs vendas das empresas apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimento (Apex) correspondem a 16% das exportações totais do país. Para 2011, mesmo com o câmbio desfavorável, o objetivo é ultrapassar a marca. Os resultados foram divulgados nesta segunda, dia 13, em Brasília.

A agência fez 62 estudos de inteligência comercial e competitiva ao longo do ano, envolvendo 25 países. Para identificar novas oportunidades, investiu em feiras, em capacitação e também em missões comerciais, que resultaram em US$ 166,5 milhões em negócios.

? Nós temos mercados que nós precisamos atingir, não só mercados da Ásia. Se nós pegarmos a África, Ásia e continuar trabalhando na mesma intensidade com os países do Oriente Médio, nós vamos ver que nós temos uma capacidade de expansão de comércio exterior muito forte ? disse o presidente da Apex, Alessandro Teixeira.

Na área rural, carnes e implementos agrícolas tiveram destaque. No próximo ano, a intenção é incluir a cadeia do leite nos projetos da agência e superar os números atingidos em 2010.

? Eu acho que o Brasil tem condições de chegar naquele número que nós sonhamos, de US$ 210 bilhões, não é obviamente a meta do governo, a meta vai estar sendo construída, mas eu pessoalmente acredito que nós conseguimos passar US$ 200 bilhões no ano que vem e vamos trabalhar naquilo que nos cabe, nesses 20% que a Apex representa ? completou Teixeira.

A Apex apóia quase 13 mil empresas de 80 setores da economia.