Notícias - Soja Brasil

Previsão para a semana: chuvas retornam para o Sul e tempo seco persiste em MT

Segundo a meteorologia, o tempo firme deve predominar até sexta-feira em boa parte dos estados. O frio deve se intensificar no Sul na quarta-feira. Confira!

A semana começa com tempo firme em quase todas as regiões. A exceção é o Norte do país. Esta condição muda a partir de terça-feira quando as precipitações retornam para o Rio Grande do Sul. No dia seguinte as instabilidades se espalham para o restante dos estados do Sul e parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Confira abaixo como ficará o clima para cada região até sexta-feira!

SUL

A semana começa com tempo seco nos três estados da região, pelo menos nesta segunda-feira, dia 24. As temperaturas mínimas ainda permanecem na casa dos 6ºC pela manhã.

Entretanto a partir do dia seguinte, na terça, as precipitações furam a barreira e trazem chuvas para todos. Neste dia 25, os maiores acumulados acontecem no Rio Grande do Sul, com volumes acima de 20 mm. Há chance de trovoadas e muito vento, com rajadas superiores a 90km/h.

Na quarta-feira, as instabilidades mais forte sobem e se instalam em Santa Catarina e Paraná, com volumes acumulados de 20 mm a 25 mm. As temperaturas despencam na fronteira com o Uruguai e os termômetros podem marcar 0ºC. A chuva pode vir acompanhada por ventos fortes, muitas descargas elétricas e até granizo.

O tempo seco retorna para todos os estados na quinta-feira, mas as temperaturas seguem extremamente baixas, principalmente no Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, as temperaturas mínimas sobem um pouco e as precipitações retornam para o Rio Grande do Sul, mas como volumes menores e em apenas em alguns municípios mais próximos à fronteira.

SUDESTE

O tempo firme persiste para toda a região. Em Minas gerais, por exemplo não há previsão de chuvas até sexta-feira, dia 28 e as temperaturas mínimas que nesta segunda estão na casa de 9ºC, irão subir gradativamente.

Já em São Paulo, os dois primeiros dias da semana serão secos, mas na quarta algumas precipitações vindas do Sul, afetam o estado. Alguns municípios podem registrar volumes acumulados de até 25 mm, já outros no máximo 5 mm. Na quinta, volta a chover nas áreas agrícolas paulistas, mas com volumes bem pequenos de no máximo 5 mm. Na sexta o tempo volta a ficar seco.

As temperaturas em São Paulo devem iniciar a semana na casa dos 12ºC e subir para 21ºC na sexta-feira.

CENTRO-OESTE

O tempo seco também marcará toda a semana para Mato Grosso e Goiás. Nestes estados as temperaturas mínimas iniciam a semana na casa dos 18ºC, e sobem gradativamente até os 21ºC em alguns locais.

Em Mato Grosso do Sul, no entanto, a condição climática é diferente. A semana começa com tempo firme, mas na terça algumas precipitações vindas do Sul do país atingem a parte de baixo do estado. Ali deve chover no máximo 4 mm. Na quarta-feira, dia 24, esta condição persiste, mas os volumes não serão grandes, de no máximo 55 mm. Depois disso o tempo firme retorna e as temperaturas se elevam.

NORDESTE

O tempo seco também deve durar a semana toda na Bahia, Maranhão e Piauí. As temperaturas na região também não devem variar muito. As mínimas, durante as manhãs, devem ser de 18ºC, e as máximas de 30ºC.

Aliás, algumas cidades como Luís Eduardo Magalhães no oeste baiano e Balsas no sul do Maranhão já não recebem chuva significativa a mais de trinta dias.

NORTE

A segunda-feira tem tempo firme na metade sul da região e capitais como Palmas, Porto Velho e Rio Branco, mas o norte do país continua com tempo abafado e chuva. Com destaque para os altos acumulados previstos para áreas do estado de Roraima, com valores na casa dos 50 mm.

Na terça-feira, a chuva fica concentrada no norte da região, ainda com acumulados significativos em Roraima, norte do Amazonas, Amapá e norte de Pará. Áreas mais ao sul da região continuam com tempo firme e muito calor, especialmente no Tocantins.

A primeira quarta-feira do inverno tem expectativa de chuva mais expressiva no Amapá, com acumulados em torno de 30mm. A chuva se espalha pela faixa norte da região e volta a chover de forma isolada no Acre e norte de Rondônia. As temperaturas seguem elevadas em todo o Sul. Nos próximos dias, Acre e Rondônia tem mais chuva, mas de forma muito pontual e isolada ao longo da próxima semana. As instabilidades também persistem na faixa norte da região. Já o Tocantins, sul do Pará e do Amazonas seguem com tempo seco.

Veja mais notícias sobre soja