Bacalhau mais barato atrai consumidor

Com a desvalorização do dólar, as festas de fim de ano vão ter um toque diferenteBacalhau não é o peixe mais tradicional nas festas de fim de ano, mas agora em 2010 vai ocupar mais espaço na mesa do brasileiro. Com a desvalorização do dólar, as festas de fim de ano vão ter um toque diferente.

O produto deve estar presente na mesa de grande parte dos paulistanos. Em algumas lojas, a importação de bacalhau produto aumentou quase 100% em comparação ao ano passado. Com o preço mais acessível, o consumidor já começa a garantir o peixe para o Natal.

Em uma rede de supermercados em São Paulo, houve aumento de 80% no volume de bacalhau importado, o que representa mais de um milhão de quilos do produto, só para esta época do Natal. Os preços estão saindo cerca de 15% mais barato do que em 2009.

? Na memória do consumidor, bacalhau é caro e esse ano está mais barato e fez com que algumas pessoas repensarem a ceia de Natal ? disse o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Martinho Moreira.

No mercado municipal de São Paulo, a busca pelo bacalhau é grande e deve ser ainda maior. O vendedor Lúcio Luiz estima que aumente em 40% o volume de vendas até o dia do Natal.

Animados também estão Marli e Ari Hespanhol. Há 50 anos, o casal consome bacalhau nas festas de Natal e Reveillón. Eles aproveitaram o preço baixo para comprar o peixe e garantir um bom fim de ano, já que, na história da família, bacalhau não pode faltar.

? Vem da minha avó a tradição. E é bastante bacalhau porque a família é grande ? conta o casal.