A importância das árvores e sua manutenção em ambientes públicos para a qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos é o tema principal do evento, que reúne pesquisadores de várias partes do mundo.
A Embrapa participou do evento com oito trabalhos e exposição em estande de seus serviços e tecnologias disponíveis.
Pesquisadores da empresa afirmam que a Capital amazonense, que sediou o congresso, por exemplo, deveria aproveitar melhor a rica biodiversidade da Amazônia, que possui cerca de três mil espécies arbóreas identificadas.
Sementes
Insumo básico para formação de mudas, as sementes devem ser avaliadas sob o aspecto da longevidade natural, pois nem sempre é possível o plantio logo após a coleta.
? Sabe-se que, em algumas espécies arbóreas, as sementes permanecem viáveis durante anos após a maturação; enquanto existem outras que, quando desidratadas, perdem rapidamente a viabilidade em poucos dias ou semanas ? explica a pesquisadora Lucinda Garcia.
De acordo com ela, a secagem de sementes florestais se faz necessária para minimizar a ação de microrganismos. As sementes ortodoxas suportam a desidratação com teor de água variando entre 5% e 7%, sem perder a viabilidade. No entanto, quando se trata de sementes recalcitrantes, a secagem poderá causar perda de viabilidade, com teor de água acima 15%. Daí a importância de se estudar o grau crítico de umidade para as sementes de espécies arbóreas tropicais.