O preço do boi gordo tem oscilado com força neste mês, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). No início de junho, o indicador Esalq/B3 chegou a acumular queda de 5,42% até o dia 7, fechando a R$ 144,85, menor patamar diário desde novembro de 2018. Já de meados do mês para cá, as cotações voltaram a subir, recuperando todas as perdas acumuladas. Assim, até essa quarta, dia 26, o indicador registra alta mensal de 0,52%, fechando a R$ 153,95.
Segundo pesquisadores do Cepea, em praticamente toda a primeira quinzena deste mês, o mercado foi influenciado pela paralisação temporária dos embarques de carne bovina à China, em decorrência do caso atípico de vaca louca em um animal de Mato Grosso. Além disso, a oferta de animais com o fim da safra e início da entressafra também acabou resultando em quedas nos preços da arroba em boa parte de junho.
Já esta segunda quinzena do mês vem sendo marcada pela recuperação nos preços do boi gordo, o que está atrelado especialmente à volta dos embarques à China – o anúncio da liberação foi realizado no dia 13 –, o que eleva a demanda por novos lotes de animais.