Churrascaria é ponto de encontro para os gaúchos.
Em um tradicional restaurante de Porto Alegre, a fraldinha é o corte mais consumido pelos clientes. São mais de 300 quilos por semana.
? Em qualquer época do ano o churrasco é o prato típico do gaúcho. É inverno, é verão, sempre o churrasco ? diz Daniel Ribeiro, proprietário da churrascaria.
O consumo médio per capita é de 35,7 quilos no Sul, enquanto a média nacional ficou em 25,4 quilos. O índice no Rio Grande do Sul é ainda maior segundo o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado (Sicadergs): o gaúcho consome quase 50 quilos por ano.
? O diferencial do RS não é do dia-a-dia, do bife, do guisado, da carne com molho, de carne com panela. O diferencial é o churrasco porque aqui, quando se faz churrasco, são oito quilos de carne para 10 pessoas, então eleva muito. Basicamente é pelo hábito de todo domingo comerem churrasco, quando fazem uma reunião que tem futebol é churrasco, quando fazem um aposta do time de futebol é churrasco, quando faz uma confraternização da empresa, reunião de amigos, de família, é churrasco ? explica o diretor executivo da Sicadergs, Zilmar José Moussale.