Com o portal, é possível fiscalizar até 80 caminhões por hora e encontrar armas e drogas, além de identificar tentativas de sonegação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O posto de Nhangapi é, segundo o governo do Rio de Janeiro, um dos principais pontos de entrada rodoviários do estado, por onde passam 75% dos caminhões que chegam ao estado. Também em Itatiaia serão instaladas câmeras nas rodovias vicinais, por onde costumam passar caminhões que buscam fugir da fiscalização da BR-116. Essas câmeras serão monitoradas por um centro de controle a ser instalado no próximo mês.
Desde fevereiro do ano passado, o governo do Rio realiza a Operação Barreira Fiscal, que tem por objetivo fiscalizar todos caminhões que entram com carga no estado do Rio de Janeiro. Segundo balanço divulgado pela operação, neste período, foram abordados 2,4 milhões de veículos, dos quais 22.800 foram multados. Foram feitas 23 apreensões de armas e 135 de drogas. Trezentas e setenta pessoas foram presas.