? Depois que a soja chega aqui descascada, a gente coloca quatro quilos em um balde, dá uma queimada com água quente, lava bem, coloca bicarbonato e deixa uma hora e meia de molho. A soja é lavada novamente, a gente tritura, coloca um antiespumante. Desses quatro quilos rende 32 litros de leite ? explica o técnico agropecuário Gerson Luiz Guerra.
O extrato ainda é submetido a altas temperaturas para neutralizar qualquer tipo de impureza que o produto possa ter. O produto ainda ganha sabor, e a farinha que sobra, rica em proteína, pode ser usada para fazer biscoitos. A ideia do projeto Vaca Mecânica começou há cinco anos com o objetivo de amenizar problemas nutricionais principalmente entre os alunos da rede municipais.
? Nós fomos em todas as comunidades, fizemos o trabalho de divulgação da soja, do extrato, porque nós entendemos que ela é rica em proteína. Ela tem muito mais proteína que a carne, que o ovo, que o leite, e é uma proteína barata – comenta Vera Cancian, extensionista da Emater.
Por mês, cerca de 2,5 mil litros de leite são produzidos e distribuídos durante a merenda escolar e também para as pessoas que apresentam problemas de saúde. Pelo menos 700 familias são beneficiadas pelo projeto.
? A príncípio eles muitas vezes relutam em aceitar. Mas no momento em que provarem, com certeza eles vêm buscar mais ? conclui José Alberto Panosso, prefeito de Frederico Westphalen.