Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: quinta-feira será de chuvas, frio e geadas pelo país

Enquanto a região Sudeste registra muitas precipitações, no Sul o tempo firme favorece a formação de geadas. Em Chapecó os termômetros marcam -2ºC

Fonte: Hueliton Lima / São Joaquim Online

O dia começa com muitas chuvas no Sudeste do país, mais especificamente em São Paulo, enquanto em Minas Gerais os maiores volumes só acontecem na sexta-feira, dia 5. Ao mesmo tempo no Rio Grande do Sul o tempo firme e as baixas temperaturas fazem com que muitos municípios amanheçam com geadas. Confira a previsão do tempo completa abaixo!

SUL

Chuvas dão trégua no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas ainda serão registradas no Paraná nesta quinta-feira, dia 4. A expectativa é que municípios próximos a Ponta Grossa recebam volumes de até 25 mm acumulados.

Já as temperaturas seguem em plena queda. Várias cidades no Rio Grande do Sul, reportaram formação de geada na manhã desta quinta. E a previsão é que as temperaturas sigam caindo. Nesta quinta-feira promete ser uma das tardes mais frias do ano, segundo a Somar Meteorologia.

As geadas devem se intensificar nas localidades onde não há chuva entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alguns municípios como Passo Fundo podem registrar temperaturas mínimas de 1ºC nesta quinta e -2ºC no sábado.

Mais distante dali, em Ponta Grossa, no Paraná, a previsão para esta quinta é de 5ºC, mas no sábado os mesmos -2 podem ser registrados. Enquanto isso Chapecó, em Santa Catarina parece estar bem no meio do gelo, já que nesta quinta já registra -2ºC e pode chegar até -3ºC no domingo.

SUDESTE

O Sudeste ainda não registra as mesma quedas de temperaturas que no Sul, mas as chuvas voltam a dar as caras na região. Por lá, a previsão é de muitas chuvas nas áreas agrícolas de São Paulo e até de Minas Gerais.

Em Itapeva (SP), por exemplo pode receber até 50 mm acumulados nesta quinta, mas a temperatura mínima não deve ser inferior a 13ºC. Só que a partir da próxima sexta, dia 4, as chuvas perdem intensidade e os termômetros começam a cair rapidamente e atingem 8ºC. O pior está previsto para sábado com -1ºC.

Já em Uberaba, o retorno das chuvas será breve com 6 mm nesta quinta e 20 mm na sexta. Depois disso o tempo volta a ficar firme. As temperaturas mínimas partem de 17ºC e atingem 1ºC no domingo. Sendo que sábado já fará apenas 6ºC.

CENTRO-OESTE

Apenas o Mato Grosso do Sul e sul de Mato Grosso devem registrar chuvas nesta quinta-feira. Os volumes devem ser de no máximo 10 mm em cidades próximas a Alta Araguaia (MT) e 21 mm em Campo Grande (MS).

Em Mato Grosso do Sul as temperaturas mínimas ainda estarão na casa dos 15ºC pela manhã, ali próximo de Iguatemi, no sul do estado, mas começam a cair pela metade já na sexta e atingem as mínimas de 0ºC no sábado, dia 6. Como as chuvas cessam, há chance para geadas nestas localidades a partir de sábado.

NORDESTE

Quinta-feira a área de chuva aumenta ainda mais e só o sul do Maranhão e do Piauí e parte da Bahia seguem com firme. Durante a sexta-feira o interior e oeste baiano, grande parte do Maranhão, Piauí e norte do Ceará seguem com tempo seco. As demais áreas tem condição para pancadas de chuva isolada, intercaladas com períodos de sol entre nuvens. A área de chuva segue aumentando nos dias seguintes e volta a chover no sul da Bahia, com a chegada da frente fria no sábado. A temperatura entra em queda nos dias seguintes em diversos municípios baianos.

NORTE

Na quinta-feira, previsão de pancadas de chuva em todos os Estados da Região Norte. Apenas o sul de Rondônia e do Tocantins escapam. Na sexta-feira, o tempo abre na faixa norte da Região Norte e a chuva dá trégua a cidades como Belém, Boa Vista e Macapá, entre outras. Porém, ainda chove no Acre, em Rondônia e em parte do Amazonas e do centro-sul do Pará. No fim de semana, o destaque é a friagem, nome dado quando o frio da massa de ar polar alcança a Região Norte. Rio Branco e Porto Velho registram forte queda da temperatura no sábado e no domingo, respectivamente, com possibilidade de recordes de frio em ambas as Capitais.

Veja mais notícias sobre soja