Como previsto o dia será marcado por temporais em partes do Rio Grande do Sul. Há previsão de chuvas no Paraná e Santa Catarina, mas com volumes menores. No restante do país o tempo firme deve predominar e as temperaturas começam a subir.
SUL
Os temporais atingem o Rio Grande do Sul em cheio nesta terça-feira. Alguns municípios como Santo ngelo, no oeste do estado, devem registrar volumes de chuvas de até 63 mm. Vale ressaltar que essas precipitações devem pelo menos até sexta-feira. No fim de semana a região terá uma breve trégua, mas as chuvas devem voltar já na segunda, com acumulados menores.
Em Santa Catarina as chuvas ocorrem na parte oeste do estado, com volumes de no máximo 15 mm. Por lá, no entanto, as precipitações darão uma trégua na quarta-feira, mas voltam na quinta e na sexta-feira, com 20 mm cada dia. O fim de semana será seco, mas na segunda volta a chover.
No Paraná as precipitações ficarão restritas no sudoeste do estado, nas cidades mais próximas à divisa com Santa Catarina, como em Pato Branco. Entretanto os acumulados não chegam nem aos 10 mm. Na quarta o tempo fica firme, mas na quinta chove um pouco novamente.
SUDESTE
O tempo firme segue como a previsão para a semana toda na região Sudeste do país. Pela manhã, temperaturas amenas, mas que sobem rapidamente ao longo do dia e é justamente essa grande amplitude térmica que favorece os baixos índices de umidade relativa do ar nas horas mais quentes do dia, especialmente no sudoeste de São Paulo e de Minas Gerais.
CENTRO-OESTE
O tempo firme também deve ser a previsão para toda a semana no Centro-Oeste do país. As temperaturas, de geral, não mudam muito e começam amenas pela manhã e calor a tarde. A exceção é em Em Mato Grosso do Sul, onde os termômetros caem nesta terça e quarta, sobem um pouco na quinta, mas voltam a cair na sexta. Em Dourados as mínimas pode ser de 14ºC nesta terça e 12ºC no domingo.
NORDESTE
Nesta terça-feira, fortes pancadas de chuva são previstas entre Alagoas e Rio Grande do Norte, onde novamente os ventos ganham intensidade e sopram com rajadas acima de 60km/h. No interior da região o tempo seco continua, com baixos índices de umidade relativa do ar. A semana promete ser bastante seca nas áreas agrícolas da região.
NORTE
Tempo abafado e com possibilidade de chuvas isoladas persiste na faixa norte do Brasil. A terça-feira será mais um dia de muitas nuvens, chuva moderada, com trovoadas , mas intercalada com períodos de melhoria em áreas do norte paraense, Amapá, Roraima e norte do Amazonas. Em uma faixa que vai do Tocantins ao sudeste do Pará, além do estado de Rondônia, o tempo fica firme, com baixa umidade relativa do ar e mais propício a queimadas.
A quarta segue com tempo firme e seco entre Rondônia e o Tocantins, fator que favorece o aumento dos focos de queimada. Nas demais áreas do Norte, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia, mas com baixo potencial para transtornos.
Na quinta-feira, a chuva ganha intensidade sobre Roraima, com acumulados mais significativos. Chuva pontual e isolada na faixa norte da região enquanto que a metade sul do Amazonas, sul do Pará, Rondônia, Tocantins e leste do Acre tem tempo firme e ensolarado. A tendência é de persistência de chuva no oeste e norte da Região Norte, enquanto o sol predomina do leste do Acre ao Tocantins.