O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou oficialmente o Brasil como aliado militar preferencial do país fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O status facilita a compra de tecnologia militar e armamentos dos EUA, entre outras vantagens.
Com o anúncio, feito nesta quarta-feira, 31, o Brasil se torna o segundo país da América Latina, depois da Argentina, a receber o status especial, que permitirá aprofundar a cooperação militar bilateral. Além deles, outros 16 países já foram declarados aliados extra-Otan pelo governo americano. Trump havia indicado que pretendia nomear o Brasil como aliado preferencial extra-Otan quando o presidente Jair Bolsonaro visitou a Casa Branca em março.
Além disso, o presidente norte-americano também afirmou que os Estados Unidos irão trabalhar em um acordo de livre-comércio com o Brasil, o secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, disse que o Brasil vai atuar para firmar um tratado mais ambicioso e abrangente possível com o país.