Agroquímicos: ‘Não podemos aterrorizar consumidores brasileiros e importadores’, diz ministra

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, voltou a ressaltar a importância da comunicação correta sobre o uso de agroquímicos pelo agronegócio do Brasil. Em encontro com jornalistas nesta terça-feira, dia 6, a ministra afirmou que os consumidores brasileiros e os importadores de 162 países não podem ser aterrorizados sobre o assunto.

“Estamos tratando de coisa muito séria: a saúde das pessoas e do meio ambiente. Não podemos passar insegurança sobre o que estão se alimentando. Estamos incomodados com o fato de tema técnico ter se transformado em combustível para guerra política aqui”, desabafou. A ministra reiterou ainda que se a agricultura brasileira chegou no atual patamar, foi por conta da tecnologia. Segundo ela, é a ciência que deve continuar pairando as políticas públicas do setor agropecuário.

O assunto também foi discutido na segunda-feira, 5, durante Congresso Brasileiro do Agronegócio, evento organizado pela B3 e pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Na ocasião, Tereza afirmou que é inadmissível que o setor tenha sido bombardeado pela mídia nacional falando que o alimento é inseguro.

Por Rafael Walendorff