A perspectiva de chuvas no Sul se confirmaram e no sábado todos os estados dali registrarão algum volume de precipitações. O mesmo acontece no Norte do país. Já o Sudeste, o Centro-Oeste e o Nordeste terão tempo firme e temperaturas elevadas nos próximos dias.
SUL
Já chove desde esta quinta-feira no Rio Grande do Sul. No entanto, os volumes acumulados não ultrapassam a casa dos 7 mm. Nos demais estados o tempo fica firme.
As temperaturas que subiram um pouco durante a semana, começam a cair já na sexta. Os volumes de precipitações também se intensificam no Rio Grande do Sul, com alguns municípios registrando até 23 mm. Também deve chover em Santa Catarina na sexta, mas com acumulados bem inferiores ao estado vizinho, no máximo 6 mm.
O sábado além de mais frio que no dia anterior, será chuvoso para os três estados. Os gaúchos devem ter temporais com até 29 mm acumulados. Em Santa Catarina as chuvas podem chegar a 13 mm. No Paraná as instabilidades não atingem todos os estados, fica restrita mais ali próximo a Toledo, com volumes de 7 mm.
O domingo será o dia mais frio da semana, entretanto nada comparado as semanas que se passaram. Também não há previsão de precipitações em nenhum dos três estados.
SUDESTE
Não há previsão de chuvas para nenhum município agrícola de São Paulo ou Minas Gerais até domingo. E diferente do Sul as temperaturas não devem mudar muito neste período. As máximas podem chegar a 28ºC e as mínimas 15ºC.
CENTRO-OESTE
Também não há previsão de precipitações nos três estados do Centro-Oeste até o fim da semana. A exceção são os municípios de Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraná que, no sábado, podem ter alguma garoa. Mas é algo isolado e pontual.
NORDESTE
Não há previsão de chuvas para as áreas agrícolas do Piauí, Maranhão ou Bahia até domingo. Já as temperaturas seguem elevadas, na casa dos 36ºC em Balsas (MA), 34º em Barreiras (BA) e 35ºC em Bom jesus (PI). Essa estiagem no interior da região Nordeste e a baixa umidade relativa do ar traz condição favorável para focos de incêndio.
NORTE
Há previsão de chuva na faixa que vai do norte do Amazonas até o norte do Pará, incluindo algumas pancadas isoladas em Manaus, isso por conta das instabilidades tropicais. As outras áreas da região têm mais um dia de tempo firme, com sol e baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente no interior do Tocantins, áreas que vem sofrendo com os focos de queimadas. Só neste mês, em Tocantins, já teve cerca de 500 focos de queimada.
A sexta-feira é de chuva entre o oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e norte do Pará. Os volumes mais elevados são esperados para a faixa norte paraense e amazonense. Nas outras áreas a chuva acontece de forma isolada e sem volumes muito significativos. Por outros lados, as demais áreas seguem com tempo firme e seco, onde a umidade do ar permanece baixa devido aos dias consecutivos sem chuva.
No sábado, o calor aumenta ainda mais no Acre e novamente os a chuva persista em áreas do extremo norte da Região. Atenção a Belém e Boa vista, onde os acumulados previstos são mais elevados.
No domingo a tendência é de tempo firme em toda o sul da região, enquanto que a chuva predomina no norte. No Tocantins, o tempo não deve mudar até pelo menos meados do mês de agosto.