O Rio Grande do Sul é um dos poucos estados a registrarem algum volume de chuvas em agosto. Apesar de as quantidades serem menores que a média para o mês, o estado pelo menos tem conseguido manter certa umidade no solo.
Nesta sexta-feira há previsão de chuvas pontuais em alguns municípios mais ao norte do estado como em Cruz Alta (de 8 mm), e de temporais na parte sul. Há previsão de rajadas de vento de 70km/h no sul gaúcho.
Bagé, por exemplo, pode registrar mais de 34 mm de chuvas só nesta sexta, ou seja, temporais que podem trazer transtornos aos agricultores da região. Em Alegrete a condição é a mesma e as tempestades podem trazer até 32 mm acumulados. Em São Borja a tendência é de volumes um pouco menores, na casa dos 10 mm acumulados.
No sábado se espalham de maneira generalizada por todo o Rio Grande do Sul, com volumes acumulados que podem superar a casa dos 20 mm, e trazer transtornos para alguns municípios, com alagamentos e ventanias.
As temperaturas também caem um pouco reforçando a sensação de frio. Em Ijuí, por exemplo as mínimas devem ser de 10ºC, mas com sensação térmica de 8ºC. As máximas não passam dos 16ºC no sábado.
Já no domingo o tempo ficará firme em toda a região, mas a condição não deve durar muito e na segunda as precipitações retornam.