Desmatamento legal pode ser comprovado rapidamente, diz especialista

A polêmica sobre o aumento ou não do número de desmatamento no Brasil poderia ser resolvida e explicada em questão de dois dias, segundo advogado especializado em meio ambiente ouvido pelo Canal Rural.

A fonte, que preferiu se manter anônima, diz que com o uso das bases de dados já existentes atualmente, o governo conseguiria mostrar o que foi desmatado dentro da lei, reduzindo o volume total divulgado. Na Amazônia, por exemplo, 20% da área das propriedades podem ter a vegetação nativa suprimida para exploração da atividade agropecuária.

“Era só pegar os polígonos, as áreas desmatadas, enviar para o Serviço Florestal Brasileiro que gerencia o CAR [Cadastro Ambiental Rural] ou para a Embrapa Territorial. Rapidamente, com um supercomputador, o Evaristo de Miranda, chefe da unidade, conseguiria falar o que foi desmatado de forma legal e o que não foi”, explica.

Mas, de acordo com o advogado, o governo está totalmente perdido nesse tema. “Simplesmente não se articula, e quem é prejudicado é o setor produtivo”, dispara.

por Rafael Walendorff