Amazônia: governo acerta ao dispensar dinheiro da Europa, diz especialista

Um especialista em meio ambiente ligado a uma entidade do setor agropecuário afirmou ao Canal Rural que o governo federal acerta ao dispensar o dinheiro repassado por países europeus para o Fundo da Amazônia. Alemanha e Noruega anunciaram, recentemente, que vão interromper as doações.

Segundo essa fonte, faltou ao governo mostrar que os recursos de quase R$ 3,4 bilhões enviados desde 2008 para o Brasil abasteceram, quase que exclusivamente, as ONGs e que eles não foram usados de forma eficiente em projetos de preservação ambiental ou melhoria da qualidade de vida da população local.

De acordo com a fonte, em alguns casos, 90% do dinheiro era utilizado para pagamento de salários. Em outros, o recurso teria sido usado irregularmente para bancar diretores que já faziam parte das organizações e que não foram contratados para programas especiais. “Vai lá para ver se o recurso doado até hoje deu resultado. Não deu. A Amazônia está um caos, uma confusão.
Violência, pobreza, fome. A Amazônia precisa desse dinheiro, sim. O governo erra na forma de comunicar. Precisa do dinheiro para ser bem aplicado”, afirma.

Por Rafael Walendorff