O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que 17 empresas estatais brasileiras serão privatizadas. A lista inclui Correios, Telebrás, Empresa Brasil de Telecomunicação (EBC) e a Eletrobras. Não foram divulgados detalhes sobre o quanto o governo espera faturar com as privatizações. Vale lembrar que, em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo não pode mais vender estatais sem o aval do Congresso e sem licitação, quando a transação implicar perda de controle acionário.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na manhã desta quarta-feira, 21, que essas empresas vão passar primeiro pelo programa de parceria de investimentos, antes de efetivamente serem privatizadas.
A medida provisória que antecede a privatização é vista com bons olhos pelo comentarista Miguel Daoud. Ele afirma que, mesmo que nem todas as empresas gerem dinheiro ao Estado, o governo não tem a responsabilidade de colocar dinheiro nelas. “Já é uma economia importante”, diz ele. Em contrapartida, Daoud se preocupa com a atual situação econômica nacional e internacional, que pode ter impacto sobre o resultado das negociações.