Questionado sobre o que pensa sobre o aumento do desmatamento, Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), disse que é questão de tempo para que os importadores parem de comprar do Brasil.
“Todo relacionamento de início é mais fácil de você construir. O relacionamento que se quebra é muito mais difícil de reconstruir. Vai custar caro ao Brasil reconquistar a confiança de alguns mercados internacionais”.
De acordo com o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, é preciso enfatizar que nem todo desmatamento é ilegal. Ele ainda afirma que os problemas que o Brasil está enfrentando em relação ao meio ambiente são antigos.
Ele vê também que o tema ganhou proporção maior do que deveria na mídia e pode prejudicar o país. “Em oito meses nós desmatamos a Amazônia!? Isso não é verdade”.
Já o ex-secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura Benedito Rosa afirma que que a Indonésia, o Congo e a Colômbia desmatam juntos, em tamanho de área, o mesmo que o Brasil, apesar de a mídia internacional não repercutir o assunto com a mesma intensidade que falam da Amazônia.