Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, afirmou durante encontro com governadores do grupo “Amazônia Legal” nesta terça-feira, 26, que o estado tem capacidade de crescer com respeito ao meio ambiente. Mas que o aumento do desmatamento ilegal e dos incêndios florestais e a “guerra de comunicação” estabelecida com essas informações foram uma combinação ruim para a imagem do país.
Ele ressaltou que o agronegócio depende da boa imagem do Brasil na questão ambiental. “Se a imagem for afetada, o agronegócio terá dificuldades no mundo afora”. Ele destacou que concorrentes internacionais patrocinam a guerra de imagem contra o Brasil. “Guerra patrocinada pelos principais concorrentes mundias. Macron está surfando nas cinzas da Amazônia enquanto queima para criar barreiras verdes sobre possível comportamento inadequado do Brasil”.
Mendes também afirmou que a situação das queimadas vai ser resolvida por meio das ações de combate e a chegada da chuva “em dois meses” e que “o combate ao desmatamento é continuo e deve ser feito”.
Por Rafael Walendorff