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Expointer: vendas da agricultura familiar crescem 16% e produtores comemoram

Além de serem surpreendidos pelo volume de negócios, expositores contam que a feira serviu como vitrine importante para os produtos

line Gauer, da Herbon Agroindústria, de São José do Sul (RS) - agricultura familiar
Aline Gauer, de São José do Sul, lançou dois novos produtos na feira: o bacon sem pele e a costelinha defumada. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Os 316 expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar chegam ao fim da 42ª Expointer com sorrisos de orelha a orelha. Os dias de sol e o público recorde do primeiro final de semana fizeram com que os produtores vendessem o equivalente a R$ 3,46 milhões em sete dias, valor 16,36% superior ao do mesmo período de 2018.

“Esse ano está sendo fantástico para nós, a venda aumentou muito. O estoque que trouxemos para a feira inteira acabou no primeiro final de semana”, conta Aline Gauer, da Herbon Agroindústria, de São José do Sul (RS), que participa do evento pelo nono ano. Ela levou ao parque Assis Brasil, em Esteio (RS), salames, copas, linguiças e outros embutidos.

Aline conta que está conseguindo fidelizar os clientes da Expointer, mesmo que só os encontrem uma vez por ano. “Algumas pessoas chegam a guardar a etiqueta do produto para poder achar a nossa banca no ano seguinte”, diz.

Marcos Seefeld e Daiane Kaiser, de Nova Petrópolis, comemoram a aceitação do queijo feito de leite cru lançado na feira.
Marcos Seefeld e Daiane Kaiser, de Nova Petrópolis, comemoram a aceitação do queijo feito de leite cru lançado na feira. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Pela primeira vez na feira, Marcos Seefeld, da Queijaria Tradição, de Nova Petrópolis (RS), já chegou com um lançamento: o queijo Imperial, um produto colonial feito de leite cru que passa por 60 dias de maturação. “É uma receita de família, com mais de 70 anos. Todo o estoque que eu tinha terminou na quarta-feira”, diz.

“Muitos que compravam voltavam outro dia para comprar mais. Houve muita procura por ele ter um baixo teor de lactose”, conta Daiane Kaiser, namorada de Seefeld. Para a próxima edição, Marcos já sabe o que precisa ser feito: “Vou tentar fazer um volume bem maior”.

Clovis José Scheer, proprietário da agroindústria Rapaduras Scheer, de Augusto Pestana - agricultura familiar
Clovis José Scheer, que tem uma agroindústria de rapaduras em Augusto Pestana, participa da feira pela sétima vez. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Em sua sétima participação na Expointer, Clovis José Scheer, proprietário da agroindústria Rapaduras Scheer, de Augusto Pestana, vende rapaduras de amendoim, nozes, melado, cri-cri de amendoim e nozes, amendoim torrado e caldo-de-cana. Ele pondera que o papel da feira vai além da simples venda imediata. “É uma vitrine, não é só comercialização. Ela mostra e divulga a produção das pequenas agroindústrias do interior do estado,  que muita gente não conhecia”, afirma.

Segundo o produtor, uma dinâmica curiosa de trocas ocorre durante o evento: os próprios expositores aproveitam a diversidade de oferta e promovem trocas de produtos pouco comuns em suas regiões de origem. “Há um intercâmbio. Levamos daqui farinha de milho e suco de uva para vender em nossa região, e muitos colegas fazem o mesmo com a nossa rapadura”, explica Scheer.

Sabores de outros Estados

Este ano, o Pavilhão da Agricultura Familiar contou com a participação de dez expositores de Minas Gerais, quatro do Rio de Janeiro e um do Amapá. Também para eles, a edição deste ano trouxe muitas oportunidades e novos contatos.

Rodolphi (de boné), que veio do Rio de Janeiro, avalia como "fantástica" sua primeira participação na Expointer.
Rodolphi (de boné), que veio do Rio de Janeiro, avalia como “fantástica” sua primeira participação na Expointer. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Fidélis Rodolphi, do Sítio Vai-e-Volta, do município de Varre-Sai, no noroeste do Rio de Janeiro, está se inserindo no mercado de cafés gourmet e já tinha participado de algumas feiras no Rio, mas nenhuma do tamanho da Expointer. “A primeira carga de café que trouxemos acabou na quarta-feira. Prevendo isso, pedi ao meu irmão para enviar uma nova carga na segunda-feira, mas só chegou na quinta. Fiquei sem café. Na sexta, vendemos 40% de toda essa nova carga, que foi maior do que a primeira”, conta, ilustrando o sucesso de vendas.

Para além da comercialização na feira, Rodolphi destaca outro grande trunfo da Expointer: a oportunidade de engatilhar novos negócios. “Fizemos bastante contato com quem tem cafeteria, revenda, fizemos amostragem dos produtos. Se a gente conseguir fechar esses negócios, vamos torrar nosso café lá no Rio e enviar aqui para o Sul”, diz, animado.

Edilson Lima, da cooperativa Bio+Açaí, de Macapá, vendeu em um dia todo o estoque dos nove dias de feira.
Edilson Lima, da cooperativa Bio+Açaí, de Macapá, vendeu em um dia todo o estoque dos nove dias de feira. Foto: Fernando Dias/Seapdr

Edilson Lima, da cooperativa Bio+Açaí, de Macapá, no Amapá, está em sua primeira participação não só na Expointer, mas em feiras agropecuárias pelo Brasil. Ele chegou na sexta-feira, 23, para arrumar seu estande com polpas de açaí e palmitos de açaí em conserva, e já neste dia vendeu todo o estoque que tinha trazido para os nove dias de feira.

“Tive que pegar a carga de uma grande cliente e negociar com ela a entrega para terça, só para ter o que vender no primeiro final de semana da feira. Todos os dias chegam produtos do Amapá para dar conta da demanda”, relata.

Lima encerra a Expointer com a perspectiva de dois negócios promissores, um na Alemanha e outro em São Paulo, além de uma certeza. “Se vocês não me convidarem de novo para cá no ano que vem, eu venho por conta própria”, brinca.