Soja: expectativa de corte na safra faz cotação de novembro subir 1,66%

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) fecharam a terça-feira, 10, com preços em forte alta. Segundo a consultoria Safras & Mercado. O mercado terminou o dia com preço um pouco abaixo das máximas da sessão, posicionando-se frente ao relatório de setembro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado na quinta, 12.

O sentimento de que o órgão vai cortar a estimativa para a safra americana foi reforçado após o relatório de condições das lavouras, divulgado no final da tarde de segunda, 9. Mesmo que o USDA tenha mantido o índice de lavouras em boas e excelentes condições inalterado em 55% para a soja, o mercado sentiu a queda de 3 pontos percentuais para o milho, de 58% para 55%. Na avaliação dos analistas, este é um sinal de que as projeções serão revisadas para baixo, tanto para o cereal como para a leguminosa.

Os contratos da soja em grão com entrega em novembro fecharam com alta de 14,25 centavos ou 1,66% em relação ao fechamento anterior, a US$ 8,72 por bushel. A posição janeiro de 2020 teve cotação de US$ 8,85 por bushel, com ganho de 13,75 centavos ou de 1,57%.

Por Agência Safras