Café: NY fecha com preços pouco alterados 

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta sexta-feira com preços pouco alterados.

A sessão foi de busca de ajuste e consolidação técnica após tantas bruscas oscilações recentes. O mercado teve atividade e volatilidade na sessão, mas acabou finalizando o dia praticamente inalterado. Esboçou uma alta e chegou a ter máxima de 99,75 centavos de dólar por libra-peso no contrato dezembro, mas não conseguiu vencer a linha de US$ 1,00 a libra-peso e nem manter ganhos. 

A expectativa está para a confirmação do retorno previsto de chuvas no meio da próxima semana no cinturão cafeeiro do Brasil. As regiões enfrentam falta de umidade tão necessária no período agora de abertura e pegamento das floradas, que vão resultar na safra de 2020. As previsões de volta das chuvas pressionaram para baixo o mercado, sinalizando algum alívio em meio à preocupação com a produção futura.

No balanço da semana, o contrato dezembro acumulou uma queda de 4,2%. Os contratos com entrega em dezembro/2019 fecharam o dia a 98,40 centavos de dólar por libra-peso, com ganho de apenas 0,05 centavo, ou de 0,05%. Março/2020 fechou a 101,90 cents, queda de 0,05 cent, ou de 0,04%.