O mercado agrícola de soja aguarda nesta segunda-feira, 30, o novo novo relatório de estoques trimestrais dos Estados Unidos. A expectativa de analistas é que o departamento de agricultura norte-americano (USDA) indique estoques trimestrais ao redor de 26,67 milhões de toneladas. O relatório deve ser divulgado às 13h.
A consultoria Agrifatto ressalta que se os números esperados pelo mercado estiverem corretos, representaria um estoque 123% superior em relação ao mesmo período do ano passado, quando os EUA tinham estoques de soja em 11,92 milhões de toneladas.
“A importância do relatório está em mostrar a real quantidade de matéria-prima estocada nos EUA, já que os estoques ampliados pelo desempenho negativo das exportações (após a guerra comercial com a China), é o principal fator limitante para preços maiores em Chicago”, diz a empresa.
Outro ponto de volatilidade no curto prazo nos preços internacionais fica para o clima. É esperado um período mais frio e úmido nos Estados Unidos, o que pode comprometer o avanço da colheita em algumas regiões. Alguns citam até a incidência de geadas na segunda semana de outubro.