Menor oferta desacelera comercialização do trigo no Paraná

O mercado brasileiro de trigo encerra esta segunda semana de outubro com poucos negócios realizados nas regiões produtoras do Paraná. Os referenciais CIF posto moinho ficam por volta de R$ 850,00 a tonelada, podendo chegar até R$ 880,00.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Jonathan Pinheiro, a comercialização se manteve lenta devida a uma redução das ofertas, tendo em vista perdas recentes. A volta da ocorrência de chuvas não preocupa em ternos de produtividade, mas atrasa o avanço da colheita. “Com isso, muitos produtores avaliam a possibilidade de elevação dos preços, principalmente se novas perdas forem indicadas”, disse.

Já no Rio Grande do Sul, a colheita foi iniciada e atinge 1% da área.  “O percentual ainda é pouco representativo, mas 27% das lavouras restantes já se encontram prontas para a colheita. O avanço pode ser representativo caso o clima na próxima semana seja favorável”, observou. Do restante das lavouras, 8% encontram-se em fase de floração e 64% estão na fase de  enchimento do grão.

“Destaque também para chuvas que atingiram algumas regiões produtoras, causando alguns danos, mas ainda sem indicação de perdas de produtividade, mantendo o trabalho de monitoramento de pragas, e aplicação de defensivos e demais tratos as lavouras no estado gaúcho”, finalizou.

Por Agência Safras