O plantio da safra 2019/2020 de soja ganhou mais fôlego na última semana. Levantamento realizado pela consultoria AgRural mostra que, até a última quinta-feira, 10, 11% da área estimada para o país estava semeada, contra 3% uma semana antes. Ainda há atraso em relação aos 20% do ano passado, quando a semeadura foi a mais rápida da história, mas a desvantagem em relação à média de cinco anos já quase não existe.
- Paraná: atraso no plantio da soja já afeta janela ideal para o milho
- Soja: USDA diminui ainda mais a previsão e EUA deve colher 96 milhões de toneladas
O ganho de ritmo foi puxado por Mato Grosso, onde a área plantada saltou para 24%. Mesmo com chuvas ainda irregulares, volumes e distribuição melhoraram no estado, estimulando os produtores a avançar com mais rapidez.
Replantio pontual no Paraná
O plantio também teve bom avanço no Paraná, mas o estado ainda está bem atrás dos números do ano passado e da média de cinco anos, já que parte das chuvas que estavam previstas não se confirmaram. Áreas pontuais plantadas em meados de setembro e que receberam pouca chuva e muito calor desde então devem passar por replantio no oeste paranaense. Também se espera replantio em pontos do sul do estado de São Paulo.