O governo federal publicou nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da União, o decreto que recria o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). O órgão havia sido extinto em abril pelo presidente Jair Bolsonaro. A entidade é responsável por aprovar políticas públicas, pesquisas e demais ações para o setor cafeeiro. Ele também aprova as contas do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Em nota, o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado Silas Brasileiro, comemorou a recriação do CDPC. “Esta é uma grande vitória conquistada pelo Conselho Nacional do Café, que trabalhou incansavelmente para a recomposição do colegiado, onde são tratados e deliberados os mais importantes assuntos da cafeicultura brasileira e mundial”, diz.
O CDPC será compostos pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que presidirá o conselho, outros representantes da Agricultura e dos ministérios das Relações Exteriores e Economia.
Além de integrantes do CNC, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) e do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Por Rafael Walendorff