A china autorizou a compra de uma cota de 10 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos isenta de tarifas. A informação, publicada nesta terça, 22, por agências de notícias, teria sido passada por fontes que acompanharam uma reunião entre representantes do governo chinês e processadores estatais e privados.
De acordo com Luiz Fernando Gutierrez, analista da consultoria Safras & Mercado, apesar de ainda não confirmada pela China, a notícia animou o mercado agrícola. “Desde a reunião presencial entre Estados Unidos e China o mercado voltou a ficar otimista com um acordo parcial entre os países. Além disso, temos essa indicação de que o governo chinês está isentando algumas empresas para compra de soja sem tarifas”, comenta.
Para ele, o principal ponto que pode elevar os preços na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) é a guerra comercial. A expectativa é que os chineses comprem soja norte-americana em volumes relevantes. “Espera-se ainda que um acordo parcial em novembro, em um encontro no Chile”, afirma. Com isso, o analista projeta que Chicago consiga atingir o patamar de US$ 9,50 por bushel no contrato mais recente.