Após a China confirmar na última terça-feira, 22, novas cotas livres de tarifa para a importação de soja dos Estados, que segundo fontes internacionais podem chegar a 10 milhões de toneladas, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou nesta quinta as primeiras vendas.
Os exportadores privados norte-americanos reportaram ao USDA a venda de 264 mil toneladas de soja para a China, com entrega na temporada 2019/2020.
Lembrando que toda operação envolvendo a venda de volume igual ou superior a 100 mil toneladas do grão, feita para o mesmo destino e no mesmo dia, tem que ser reportada a entidade.
Novas Cotas
A China concedeu a grandes empresas locais e internacionais cotas livres de tarifa para a importação de soja dos Estados Unidos. A informação divulgada pela agência Reuters, apontada como fontes três integrantes com conhecimento de uma reunião realizada pelo governo para discutir o tema. A cota para importações de soja dos EUA foi concedida para processadores estatais, privados e grandes “tradings” internacionais com plantas de processamento na China, disseram duas das fontes.