Açúcar segue com preços firmes diante de etanol mais remunerador

Os preços do açúcar ficaram estáveis novamente nesta sexta-feira em São Paulo. Em Santos e em Ribeirão Preto, a saca de 50 quilos do açúcar cristal com até 150 Icumsa terminou o dia negociada a R$ 65,00 (14,70 centavos de dólar por libra-peso). 

O real fortalecido frente ao dólar eleva os preços em dólares do etanol, ampliando a vantagem de remuneração que o biocombustível apresenta na comparação com o açúcar.

No início do mês, os níveis de arbitragem oscilavam pouco acima de 10%, mas agora já podem ser vistos na faixa de 20%. Este forte nível de avanço nos prêmios de arbitragem entre o etanol no mercado físico brasileiro e o açúcar de Nova York ajudam a concentrar ainda mais o mix de produção das usinas do Centro-Sul do Brasil para o etanol, reduzindo consequentemente a disponibilidade de oferta de cana para o açúcar.

O etanol hidratado esteve hoje 19,82% mais vantajoso que o açúcar bruto em Nova York equivalendo a 12,86 centavos de dólar por libra-peso (PVU) e 6,93% mais vantajoso que o açúcar cristal de Ribeirão Preto, equivalendo a R$ 69,50 por saca de 50 quilos (15,72 centavos).

Por Agência Safras