O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia terça-feira, 29, a penúltima reunião deste ano para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 5,5% ao ano. Na quarta-feira, 30, após a segunda parte da reunião, será anunciada a nova taxa. A previsão do mercado é que a Selic caia para 5% ao ano, nesta semana, e para 4,5% ao ano, em dezembro.
No final de julho, o Copom iniciou um ciclo de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. Em setembro, a Selic foi reduzida novamente em 0,5 ponto percentual.
“As projeções indicam que a taxa Selic, depois de chegar a 5,5% em setembro, deva cair ainda mais até o fim do ano. Muitos fatores podem nortear a próxima decisão do Copom: inflação corrente persistentemente baixa; expectativa de inflação futura também baixa e abaixo da meta; além da lenta recuperação da atividade econômica. Esses são os principais pontos que dão o respaldo ao cenário esperado”, disse o analisa Rafael Cardoso, economista-chefe da Daycoval Asset Management.
Por Agência Brasil