Apesar de a colheita de soja nos Estados Unidos estar atrasada na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os resultados das lavouras de soja no oeste do Missouri estão animando os produtores rurais norte-americanos.
O agricultor Matt Noakes afirma que a soja está com produtividade acima da média e os produtores estão muito felizes. “Realmente, o grande problema desse ano é o clima, mas mesmo assim, nós estamos lidando bem. (…) A colheita já começou na maior parte do cinturão de grãos”, comenta.
O analista de mercado Vlamir Brandalizze afirma que existem produtores que estão conseguindo colher normalmente. No entanto, a expectativa é de queda de quase 4 milhões de hectares de soja plantada nos Estados Unidos, com expectativa de safra muito menor do que a do ano passado.
Sobre a guerra comercial, Brandalizze analisa que a China deve voltar a negociar com os norte-americanos. “A China vai voltar a comprar e o ritmo de exportação vai se normalizar nos próximos meses e isso vai beneficiar os EUA”, diz.