Temperatura elevada acelera escoamento da laranja

Com as altas temperaturas, o mercado de laranja in natura registrou bom escoamento na semana passada, ainda que abaixo das anteriores, devido ao período de final de mês. Assim, o preço da pera segue firme no mercado de mesa paulista, motivado pela baixa oferta de frutas com qualidade e de maior calibre. 

De acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), na semana anterior, a pera teve média de R$ 26,36 a caixa com 40,8 quilos, na árvore, elevação de 3,9% em comparação com a semana passada. 

No caso da lima ácida tahiti, o clima pouco favorável – com baixo volume pluviométrico – segue influenciando a grande oferta de miúdas. Dessa forma, pesquisas do Cepea apontam que os preços tiveram, novamente, forte oscilação, mas ainda são sustentados pelas maiores cotações das frutas com qualidade. Na semana, a tahiti teve média de R$ 97,27 por caixa com 27 quilos, colhida, alta de 14,2% em relação ao período anterior. 

“Esse cenário deve se manter assim até que as precipitações sejam regularizadas e a entrada de frutas graúdas no mercado volte a se elevar”, diz o Cepea.