A China confirmou que vai retomar as importações de carne suína e bovina canadense, após quatro meses de suspensão. Segundo a consultoria Agrifatto, os envios de proteína animal do Canadá para a China foram suspensos no final de junho deste ano, quando certificados falsificados em carregamentos do produto foram descobertos por autoridades chinesas.
No Twitter, o primeiro-ministro canadense afirmou que esta é uma boa notícia. “Boas notícias para os agricultores canadenses hoje: as exportações canadenses de carne suína e bovina para a China serão retomadas. Agradecemos ao embaixador Barton e à indústria canadense de carnes por seu trabalho na reabertura deste importante mercado para nossos produtores de carne e suas famílias”, disse.
Good news for Canadian farmers today: Canadian pork and beef exports to China will resume. Thanks to Ambassador Barton and the Canadian meat industry for their work on re-opening this important market for our meat producers and their families.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) November 5, 2019
Enquanto isso, os Estados Unidos fizeram novas exigências para reabrir o seu mercado à carne bovina in natura brasileira. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, declarou que mesmo após vistorias em frigoríficos do Brasil, os norte-americanos precisam ‘rever pontos’.