A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, está nos Estados Unidos para mais uma tentativa de reabrir o mercado de carne bovina in natura do Brasil. Durante seis dias de viagem, Tereza irá se reunir com o secretário de agricultura norte-americano, Sony Perdue, para apresentar os compromissos comerciais cumpridos pelo Brasil, como a a expansão da cota de importação de etanol e implementação de cota de importação de trigo sem tarifa. Em contrapartida, a ministra deve pedir a reabertura do mercado de carnes do Brasil.
No início do mês, o país manteve o veto à entrada do produto brasileiro. Em 2017, os Estados Unidos suspenderam as compras de cortes bovinos do Brasil, devido às reações (abcessos) provocadas no rebanho, pela vacina contra a febre aftosa. A abertura do mercado norte-americano estava sendo negociada pelos presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump, como uma parceria estratégica entre os dois países.
A ministra também deve se reunir com investidores do mercado financeiro para defender a produção sustentável do agronegócio brasileiro e mostrar oportunidades de investimentos em projetos que incentivem tecnologias limpas no país.