O presidente do Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país está na fase final de negociações comerciais com a China, e que está acompanhando a situação em Hong Kong, onde protestos pró-democracia acontecem há cerca de cinco meses.
“Estamos na fase final de um acordo muito importante, acho que poderia dizer que é um dos acordos mais importantes do comércio de todos os tempos. Está indo muito bem mas, ao mesmo tempo, queremos que tudo corra bem em Hong Kong. Acho que o presidente Xi pode fazer isso acontecer. Eu conheço ele, eu sei que ele gostaria de fazer isso acontecer”, afirmou Trump.
Os comentários vêm em meio a preocupações de que o apoio dos Estados Unidos aos protestos pró-democracia em Hong Kong atrapalhem as negociações comerciais entre pequim e Washington.
O Ministério do Comércio da China disse em comunicado, que o vice-premiê chinês Liu He conversou ao telefone com representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro do país, Steve Mnuchin, sobre as principais preocupações comerciais dos dois países.