Fertilizantes: Yara vai dobrar produção em Rio Grande (RS) com nova fábrica

O presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, disse hoje, em coletiva de imprensa em Porto Alegre (RS), que a empresa espera dobrar a produção de fertilizantes em Rio Grande (RS)com a nova fábrica que está sendo construída e que deve entrar em operação plena até outubro de 2020.

“O projeto da fábrica, que recebeu até agora investimentos de R$ 1,9 bilhão, está 80% concluído e será o mais moderno da América Latina. Ele foi feito em diferentes fases, primeiramente por meio de duas grandes naves de armazenagem e mistura, da qual uma já está funcionado a pleno e a outra em fase final de conclusão”, explica.

Lair afirma que serão duas grandes unidades em Rio Grande, uma de granulação e a outra de acidulação. A primeira deve ser entregue em agosto e a segunda entre outubro e novembro do próximo ano. “Com a nova fábrica a Yara aumentará a capacidade de produção de fertilizantes de 650 mil toneladas para 1,2 milhão de toneladas por ano, a mistura de 1,5 milhão de toneladas para 2,6 milhões de toneladas e a de armazenagem também, com um salto significativo. Essa será a primeira fábrica de fertilizantes do Brasil com um sistema de carga e de saque de fertilizantes totalmente automatizado”, comenta.

O presidente da Yara ressalta ainda que a unidade de Rio Grande produzirádois tipos de fertilizantes: o Super Fosfato Simples (SSP), mais tradicional fonte de fósforo com enxofre para a agricultura brasileira, e a Yarabasa, produto que tem NPK no mesmo grão, com todos os nutrientes no mesmo grânulo de fertilizante.

Por Agência Safras