Setor de fertilizantes deve bater recorde este ano, afirma Yara

O setor de fertilizantes deve apresentar um crescimento da ordem de 2% em volume neste ano, batendo um novo recorde, segundo informou o presidente da Yara Brasil, Lair Hanzen, em coletiva de imprensa em Porto Alegre (RS).

Ele afirma, entretanto, que a performance do setor neste ano não será das melhores neste ano, uma vez que o Brasil importa 80% dos fertilizantes que consome. Com a grande volatilidade do dólar, o produtor esperou mais tempo para fazer a aquisição de adubo, o que trouxe pressão ao mercado em um primeiro momento, colocando pressão nos sistemas de estoques, ocasionando custos extras, entre outros.

Para 2020, Hanzen entende que pode haver um novo recorde em consumo de fertilizantes, com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) projetando um crescimento entre 1% a 2%. “O consumo de fertilizantes no Brasil vem crescendo bem acima da média mundial. De 1990 a 2018 o mercado mundial de fertilizantes cresceu em média 40% e no Brasil esse aumento foi de 300%. Esse aumento maior ou menor na performance do setor dependerá do crescimento da safra do próximo ano”, pontua.

Por Agência Safras