A Somar Meteorologia indica que o padrão de chuva em dezembro deve ser diferente. A meteorologista Desirée Brandt explica que pelo menos até o dia 20 do mês, há previsão de muita chuva entre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
“Novembro já terminou com chuvas expressivas no Sudeste e Centro-Oeste. Já no Rio Grande do Sul, o fim do mês foi marcado por queda nas precipitações, bem diferente do restante do mês, que teve muita chuva”, relembra.
No Sul do Brasil, a chuva deve ser mais volumosa e abrangente, principalmente no Paraná. “Então até mesmo dentro do Sul do país, o padrão de chuva agora muda”, comenta Brandt.
Segundo ela, as janelas de tempo firme ficam maiores no Rio Grande do Sul e a chuva finalmente se consolida no Paraná. Também tem previsão de grandes acumulados de chuva em Mato Grosso do Sul.
“Há previsão de chuva acima da média entre Mato Grosso do Sul, centro e oeste de São Paulo e boa parte do Paraná, mas principalmente no centro e oeste paraense”, diz. A Somar afirma que regiões do sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo também devem receber precipitações.
Enquanto isso, praticamente a metade Norte do Brasil e regiões do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba) ainda têm chuva abaixo da média. É o caso do norte de Goiás e metade norte de Mato Grosso. “Não vai chover? Não é isso. Vai chover entre o norte de Goiás, Mato Grosso e parte da região Norte, mas a chuva não vai alcançar a média histórica. Enquanto no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a chuva vai ultrapassar bem a média histórica”, enfatiza.