O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 2, que as tarifas sobre importação de aço e alumínio do Brasil e Argentina serão retomadas. A medida foi publicada em sua conta no Twitter.
“O Brasil e a Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas, o que não é bom para os nossos agricultores. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo aço e alumínio enviado para os EUA a partir desses países”, afirmou o presidente norte-americano.
Em resposta, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que irá conversar com Paulo Guedes, ministro da Economia, mas afirmou que caso seja necessário, ele entrará em contato com o próprio presidente norte-americano.
Para Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural, essa medida serve como um alerta para o Brasil.”Não acredito que o Trump vá manter essa tributação sobre o aço e alumínio tanto daqui como da Argentina, até porque isso não teria nenhum sentido. O recado mais importante sobre essa ação vai para a nossa economia, onde estamos tentando abrir mais o nosso mercado, e isso mostra que o mundo está se fechando para negócios”, afirma Daoud.
“Isso acaba levando a uma preocupação, porque dizer que o Brasil está desvalorizando sua moeda, não tem o menor sentido. O que o Trump está fazendo é dando uma resposta para os agricultores locais, seja ela qual for, e isso traz sim uma consequência negativa em questão de comércio entre os EUA e o Brasil”, explica.