Os preços da soja operam mais altos na reabertura dos negócios na sessão eletrônica da Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT, na sigla em inglês). O mercado é sustentado pela notícia de que a China vai abrir mão de tarifas sobre alguns embarques de soja e carne suína dos Estados Unidos, no momento em que os dois lados tentam fechar um acordo para acabar com sua guerra comercial.
As isenções de tarifas foram baseadas em pedidos de empresas individuais para importações de soja e carne suína dos EUA, disse o Ministério das Finanças em comunicado, citando uma decisão do gabinete do país. Ele não especificou as quantidades envolvidas.
A China adotou tarifas de 25% sobre soja e carne de porco norte-americanos em julho de 2018 como uma contramedida às tarifas impostas por Washington devido a alegações de que a China rouba e força a transferência de propriedade intelectual dos EUA a empresas chinesas.
Os contratos com vencimento em janeiro têm preço de US$ 8,92 por bushel, alta 7,75 centavos de dólar, ou 0,87%, em relação ao fechamento anterior. A posição março é cotada a US$ 9,06 1/4 por bushel, ganho de 7,75 centavos de dólar, ou 0,83%, em relação ao fechamento anterior.
Por Agência Safras