Diversos

Fim de ano: chuva forte retorna ao Matopiba somente no Natal

Entre os dias 23 a 30 de dezembro, há previsão de chuva forte sobre MG, GO e MT. Por outro lado, No Sul, SP e o sul de MS devem passar por período de seca

O plantio no Matopiba está atrasado por conta da falta de chuva. Em algumas áreas, como é o caso do oeste da Bahia, choveu apenas 20 milímetros, sendo que a média para o mês gira em torno dos 200. A Somar meteorologia indica que a última semana de 2019 será definitiva para o plantio nesta importante área produtora do Nordeste. “No Natal, produtores nordestinos receberão de presente a chuva”, afirma o meteorologista Celso Oliveira.

Segundo Oliveira, na próxima semana, o padrão de distribuição de chuva muda e a precipitação mais abrangente finalmente avança para o Matopiba. Será o momento de terminar a instalação no pó, já que o acumulado previsto passa dos 100 milímetros no Maranhão, Tocantins e Piauí e varia entre 50 e 100 milímetros no oeste da Bahia.

No período entre 23 a 30 de dezembro, também há previsão de chuva forte sobre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Por outro lado, a Região Sul, o oeste de São Paulo e o sul de Mato Grosso do Sul devem passar por um período mais seco.

Já nesta penúltima semana do ano, uma frente fria que passou pela região Sul e provocou 140 milímetros de chuva no oeste do Paraná avança devagar a partir de agora e despeja grande quantidade de chuva sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O acumulado passa dos 100 milímetros nos três estados, além do norte de Santa Catarina.

No porto de Paranaguá, a chuva duradoura deve fazer com que as atividades de embarque e desembarque aconteça de forma mais lenta.  Também chove forte em Curitiba, Campo Grande e nas áreas produtoras de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Porã e Dourados.

Por outro lado boa parte do Matobipa, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e de Goiás, nordeste de Mato Grosso e sudeste do Pará devem passar por uma semana com tempo mais seco e temperatura elevada.

No Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar mais firme depois da passagem da frente fria, mas entre a sexta-feira, dia 20 e sábado, dia 21 tem um novo sistema que vai trazer temporais. “Vamos ter muita alternância de chuva com períodos mais secos no estado nesta reta final de primavera e ao longo de todo o verão”, avisa Celso.

Em relação às temperaturas, a Somar Meteorologia destaca grande variação nesta semana, com calor intenso neste início de semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e já em seguida, acentuado declínio da temperatura máxima nos dois estados, além do Paraná. Com o avanço da chuva para o centro e norte do Brasil, o interior do Rio Grande do Sul enfrentará um período de calor intenso entre 25 e 28 de dezembro.