Ao que parece o dia deve favorece a aplicação de defensivos e herbicidas nas lavouras de soja de boa parte do país. Isso porque, no máximo há previsão de garoas em algumas partes dos estados. Os maiores acumulados devem acontecer ali próximo a Apucarana (PR) com 25 mm, ai sim uma boa chuva.
SUL
As chuvas começam a se afastar da região Sul nesta quarta-feira, 18, tanto que não deve chover nem no Rio Grande do Sul, nem em boa parte de Santa Catarina. Chuvas mesmo só no extremo nordeste de Santa Catarina (onde praticamente não há soja plantada) e leste do Paraná. Em Apucarana (PR) os acumulados podem superar os 25 mm e em Paranaguá, mais de 30 mm são esperados.
SUDESTE
As chuvas parecem estar todas concentrados em São Paulo nesta quarta na parte Sudeste do país. Mas os acumulados não devem ser grandes, pelo menos nas áreas onde há soja semeada. No máximos alguns municípios como Itapeva e Jaboticabal devem receber 10 mm acumulados. Em Minas Gerais, as áreas de soja não devem registrar chuvas nesta quarta.
CENTRO-OESTE
As chuvas se espalham pelo Centro-Oeste do país nesta quarta-feira. Mas os acumulados não devem ser grandes. Em Naviraí (MS) os volumes não ultrapassam os 10 mm, o mesmo acontece em Juína (MT) e Mineiros (GO).
NORDESTE
Nesta quarta-feira não deve chover nas áreas de soja da Bahia. No maranhão a situação é parecida, exceto pela previsão de leves garoas ali próximo a Balsas. No Piauí a mesma coisa, com 2 mm acumulados em Uruçuí.
NORTE
Nesta quarta-feira, a faixa norte da região Norte fica com tempo mais instável e com chuva mais generalizada por causa de instabilidades tropicais e da Zona de Convergência Intertropical, enquanto a faixa sul tem chuva mais isolada. Em Rondônia são esperados temporais com raios, trovoadas e até mesmo chance para queda de granizo. Destaque para o Tocantins, que desta vez tem chuva espalhada em mais cidades.