O primeiro semestre de 2019 foi bastante positivo para o produtor de leite, com preços mais altos e custos menores em relação ao ano anterior. No segundo semestre, no entanto, a margem de lucro diminuiu. Para 2020, a analista de mercado da Scot Consultoria Juliana Pila diz que as expectativas são bastante positivas.
“Indicadores econômicos, como o PIB crescendo 2,2% no ano que vem, apontam para demanda aquecida. O consumo no mercado interno, principalmente de produtos de maior valor agregado, como queijo e manteiga, deve crescer”, diz.
Outro ponto positivo deste ano que pode contribuir para um cenário melhor em 2020, segundo Juliana, é a habilitação de laticínios para exportar à China. “Não sabemos quanto isso vai alavancar. Ainda precisamos fazer a lição de casa, diminuir os custos, para mandar esse produto. O leite em pó, principal item comprado, deve movimentar um pouco mais o mercado, principalmente no Sul”, conta.
Mas a analista destaca que 2020 também vai exigir do produtor bastante atenção aos custos, já que o dólar em alta também favorece a exportação de milho e outros insumos. “Isso pode aumentar os gastos. A orientação é que o produtor faça suas compras acompanhando o mercado para ter margem favorável, visto que a pecuária leiteira já tem margens bastante estreitas”.