Agricultura

Chuva forte vai atingir áreas de café e hortaliças do Sudeste

Atenção redobrada por conta do solo encharcado, inclusive nas regiões urbanas

nuvens, chuva, céu fechado
A semana deve ser de chuvas em vários pontos da região. Foto: Pixabay

O fim de semana começa com tempo instável e chuva sobre a maior parte do Sudeste, no entanto, a atenção redobrada persiste entre São Paulo e Minas Gerais devido aos maiores acumulados. Áreas de hortaliças do cinturão verde de São Paulo e de café do sul de Minas que já estão com o solo bastante úmido correm o risco de ficarem com trechos encharcados. 

O que chama a atenção é o calor que vai ganhando intensidade, o que serve de combustível para os temporais de fim de tarde. Não se descarta o risco de temporais com trovoadas e ventania em boa parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, no sul de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro, incluindo a capital. 

No Espírito Santo chove, mas ainda sem grande intensidade. No norte de Minas, sábado, 21, será mais um dia seco e quente. No domingo, 22, a frente fria chega de vez ao estado de São Paulo e provoca temporais, com maiores acumulados, descargas elétricas, ventania e até granizo, inclusiva na região metropolitana. Até o final do dia, o volume de chuva pode ser expressivo também no extremo sul de Minas Gerais e no sul do Rio de Janeiro.

A tendência para o início da próxima semana é de muita chuva no Sudeste, em especial norte de São Paulo, Vale do Paraíba, metade sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro que vão ter uma véspera de Natal com possibilidade para transtornos. No Rio de Janeiro são esperados os maiores acumulados, alerta ligado no máximo para o risco de novos deslizamentos de terra. A chuva deve perder força a partir de meados da semana, mas ainda teremos dias úmidos até o fim de 2019.